Cadinho

Porque implantar o Controle de Qualidade na minha organização?

Postado há 2 anos

O controle de qualidade visa aumentar a consciência dos mmembros da organização em relação a seus processos.

Frequentemente pequenas organizações desenvolvem suas atividades por décadas sem se preocupar com o controle de qualidade.

Lojas, restaurantes, padarias, quitandas e todo o tipo de pequeno empreendimento pode funcionar sem que hajam procedimentos formalizados para controle de qualidade.

Isto não significa que não exista nenhuma forma de controle; apenas o controle é feito de forma intuitiva, sem que haja algum tipo de formalismo.

Mas o que se ganha com um controle de qualidade formal?

  • Maior economia de tempo e recursos
  • Maior capacidade para enfrentar situações de crise
  • Aumento de satisfação dos clientes
  • Maior flexibilidade para se adaptar ao mercado
  • Melhor planejamento para os investimentos

Dizendo assim parece uma maravilha.

E é realmente uma maravilha. Só que esta maravilha não chegará sem trabalho.

Implantar o controle de qualidade não é somente preencher uma série de formulários. O controle de qualidade é uma mudança de paradigma dentro da organização que deve ser assumida por todos os seus integrantes.

Então aqui surge o primeiro obstáculo: nem sempre os membros da organização se dispõem a mudar a forma de proceder que utilizam há anos. Principalmente se não compreenderem adequadamente os motivos de tais mudanças.

Se os administradores da organização não realizarem um trabalho firme de treinamento e educação na empresa, seus membros poderão perceber a implantação do controle de qualidade como um acréscimo de atividades desnecessárias.

O segundo obstáculo está na correta gestão das normas e procedimentos dentro da organização.

De uma forma ideal, as normas e procedimentos devem refletir o mais fielmente possível aquilo que deve e pode ser realizado dentro da organização. Além disso, a gestão da qualidade deve permitir flexibilidade suficiente para que normas e procedimentos não prejudiquem as atividades e o bem-estar dos membros da organização.

Surge um grande risco quando os gestores querem impor normas e procedimentos que não correspondem às necessidades ou às possibilidades dos membros, gerando uma grande insatisfação.

Por isto é que os gestores precisam ter em mente que o controle da qualidade é uma construção contínua e com a participação de todos.

A Norma ISO9001

ISO é uma organização internacional para a padronização - International Organization for Standardization. E a ISO9001 é um conjunto de diretrizes para o controle de qualidade nas organizações.

Existem agentes credenciados que podem certificar as organizações que atendem todos os requisitos de Controle de Qualidade propostos pela ISO9001.

Porém, mesmo que não haja o interesse em investir na certificação, sua organização pode implementar - total ou parcialmente - os procedimentos propostos pela norma ISO9001.

Foi pensando nas organizações que pretendem implementar o Controle de Qualidade ISO9001 que a Del Grande preparou um conjunto de ferramentas disponíveis no portal do Cadinho .

Estas ferramentas são o resultado do próprio trabalho interno da Del Grande: "Queremos que as pequenas e médias organizações possam implantar o Controle de Qualidade com um baixo custo. Esta será uma ação social da Del Grande para a comunidade." São as palavras de Paulo Del Grande, fundador da empresa. "Vamos conseguir o apoio de outras organizações para que pequenos empreendimentos não precisem pagar por uma ferramenta de qualidade." conclui.

Assim surgiu este portal, e você está convidado a participar.

Nossa equipe está preparada para dar suporte às organizações, e estamos dispostos a fazer o possível para disponibilizar ferramentas, artigos e documentação gratuitamente.

Seja bem vindo!

Acione aqui para abrir o balão do assistente.